Memórias..


Basquete Alegretense..década 70/80, quando o esporte era forte não somente na cidade mas tambem no país, muito desenvolvido dentro das escolas e nas comunidades em geral a modalidade juntamente com o futebol eram os mais praticados, e viamos o surgimento de inúmeros grandes atletas..vamos as fotos:

- Na imagem de fundo, a base da equipe do Osvaldo Aranha na época, que era um timaço, sob o comando do Prof. Sérgio Augusto Pinto o "Bijú"...a competição era o famoso JIMP em Rosário do Sul..da esq. para a direita: Bijú, Marco Santierri ( Tonão), Tuta, Teteu e o Super.

- Foto maior...quadra de esportes da antiga CEEE ( frente a RGE, na Eurípedes, agora parece que virou estacionamento)..o "Pirata" Leães (sem camisa) era outro grande atleta local, tambem jogou no IEEOA.. o Bijú ( de calção branco) alem de grande incentivador, tambem batia sua bolinha...e de camisa listrada, o nome de maior projeção e destaque do basquete local.. Amilcar Melgarejo o " Mica", ...craque de bola..esse jogador destacou-se na posição 5, pivô clássico...assim como os basqueteiros da cidade naquela época  era muio alto e técnico...surgiu no IEEOA ( cria da tradicionalíssima quadra de laje da escola, que lamentávelmente hoje encontra-se abandonada) destacando-se nos jogos escolares, após mudou-se para Porto Alegre onde defendeu vários clubes da capital em campeonatos locais e estadual, devido a suas atuações foi convocado para defender a seleção brasileira de masters no mundial da categoria nos Estados Unidos.

Quando gurí fui seduzido pelo grande jogo vendo estes e outros grandes atletas locais jogando muita bola em quadra dentro de diversas competições... nascía alí a paixão pelo jogo. Dentre tantas outras dificuldades, o atual o basquete brasileiro tambem carece muito de referências para os novos praticantes que por sua vez espelham-se em jogadores de outros países...infelizmente perdeu-se tambem nossa identidade, o estilo brasileiro de jogar. (João Pozzobon)

Comentários