Sem Basquete nas Escolas - Parte III.


Em 2016, eu e o Luis Pércio criamos um Projeto denominado “Liga de Base” afim de tentar desenvolver o basquete nas escolas do nosso município. O projeto previa várias competições de basquete escolar para equipes em fase de formação, (estágio 1/iniciantes categ. 10 a 13 anos) , para os educandários que tivessem interesse em participar da Liga.

Estivemos em 12 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino de Alegrete esplanando acerca do Projeto, conversamos com diretores e professores de Educação Fisica destes estabelecimentos explicando todos os detalhes para a formação da Liga de Base. Frisavamos que”....não há problema algum se eles ainda não sabem jogar...queremos sim que pratiquem”. 

Pretendiamos a criação de núcleos dentro dos estabelecimentos , sempre deixando claro primeiramente o caráter desenvolvimento da modalidade acima da competição, para que futuros novos praticantes em fase de iniciação pudessem manter-se em atividade sendo estimulados através de competições escolares municipais. Resumindo, as escolas poderiam participar com equipes recém-formadas, categoria 10 a 13 anos, atletas tendo a 1ª experiência com basquete,.a quantidade de erros de fundamento não seria levado em conta nesta fase de implantação, ...mas sim a quantidade de novos praticantes.

Pois bem,.. tirando que escutamos algumas coisas inacreditáveis , tipo “.. não temos interesse em praticar basquete aqui na escola “ou desaforos “...tambem não vamos ceder nosso espaço para o basquete” ou ainda, quando uma diretora não quis abrir o ginásio para um amistoso com a equipe da sua escola ,mesmo com os times presentes e agendamento prévio do local, não tivemos adesão ao Projeto Liga de Base.

Além do fato de certificarmos que o basquete escolar realmente esta morto em Alegrete, ficou claro que não há nenhum interesse em mostrar este esporte para os jovens nas escolas do município. Mas o que é assustador e muito preocupante, é o despreparo total de determinadas pessoas nas escolas , que são responsáveis em lidar direta e diariamente com a nossa juventude dentro destes locais. ( JPozzobon)

Comentários