Melhores Jogadores XIX : Karl "The Mailman" Malone.

Karl Malone " O Carteiro"( a direita) um dos grandes alas finalizadores da NBA, um cracaço de bola..,que juntamente
com Jonh Stockton(esquerda) formaram seguramente uma das mais famosas e temíveis duplas de ataque da história do basquete.
Karl Malone é considerado como um dos melhores alas de força na história da NBA. Ele coletou dois prêmios de MVP da temporada regular, 11 nomeações do primeiro time da NBA e foi também selecionado para o NBA All-Defensive Team três vezes.
Ele marcou 36.928 pontos (25,0 por jogo). Sua porcentagem foi beneficiada na ofensiva de pick-and-roll e seu poder físico, habilitando-o a dominar a maioria das jogadas. Malone pegou uma média 10,1 rebotes e também a média de 1,41 roubadas de bola por jogo.
Malone, que ganhou o apelido "o carteiro" na faculdade por sua consistência no acabamento das jogadas, liderou a NBA em lances livres em sete temporadas separadas (um recorde da NBA). Ele era um defensor físico  e um dos jogadores mais duráveis já na NBA, perdendo um total de apenas cinco jogos da temporada regular em seus primeiros 13 anos na liga.
Malone foi introduzido no Basketball Hall of Fame em 2010.
 

Primeiros anos

Karl Anthony Malone nasceu a 24 de julho de 1963 em Summerfield, Louisiana, o oitavo dos oito filhos de Shirley e J.P. Malone. Ele levou seu time colegial de três títulos consecutivos do estado. Pobres notas quase arruinaram suas chances de jogar na faculdade, então com insistência da mãe participou de Louisiana Tech  para melhorar suas notas.
 

Carreira universitária

Malone levou Louisiana Tech na pontuação e a repercussão em cada um dos próximos três campanhas. Ele deixou a escola com uma porcentagem de chutes de 56,6 carreira e carreira média de 18.7 PPG e 9,3 RPG.
 

Carreira profissional

Utah Jazz (1985-2003)

Karl Malone foi escolhido pelo Jazz em 1985 fora de Louisiana Tech com a 13ª escolha geral no draft. Primeira temporada de Malone foi um sucesso, com média de 14,9 pontos e 8,9 rebotes. Depois de sua temporada de estreia, o Jazz viu nele potencial para ser a pedra angular da sua ofensiva. Então, trocou a estrela  Adrian Dantley para o Detroit Pistons e decidiu construir em torno de Malone.
Ao mesmo tempo, reserva o armador John Stockton estava prosperando.  Malone fez seu primeiro All-Star Game em 1988 na força de 27,1 pontos por jogo e fez seu primeiro All-NBA team no final da temporada. O Jazz levou o eventual campeão Los Angeles Lakers para sete jogos. Malone elevou sua produção de 29 pontos por jogo pós-temporada.
No ano seguinte, Malone mtinha média de 29,1 pontos,  segundo na NBA atrás de Michael Jordan, e 10,7 rebotes, que era o quinto na liga. Em 1989 NBA All-Star Game, Malone terminou com 28 pontos, 9 rebotes e 3 assistências  para seu primeiro All-Star MVP. Em 1990 Malone aumentou sua pontuação para 31 pontos mas o Jazz, mais uma vez foram eliminados na primeira rodada, desta vez pelo Phoenix Suns.
Desconexo e duro estilo de Jerry Sloan e aperfeiçoando o pick-and-roll, o Jazz tornou-se um grampo para leva-lo para os playoffs e ter um recorde de vitórias na temporada regular. Malone conduziria o Jazz para várias temporadas de 50-vitória à excepção de 1992-93 (47-35) onde o Jazz tropeçou após o All-Star Game (onde ele e Stockton ganharam honras co-MVP).
Através desta vez, Malone continuou a colocar números estelares, uma média de 11,2/28, 27/11.2, 25.2/11.5, 26.7/10.6 e 25,7/9,8 de 1992 a 1996. O Jazz foi para a Western Conference Finals neste período, perdendo para o Portland Trail Blazers (1992), o Houston Rockets (1994) e o Seattle SuperSonics (1996).
 Malone conseguiu finalmente ir para as finais em 1997, onde ele foi confrontado com o Chicago Bulls, de Michael Jordan, o Jazz perdeu por 4-2.
Malone colocou 27 pontos por jogo e perdeu seu segundo prêmio de MVP,  para Michael Jordan. No entanto, o Jazz Postado um recorde de 62-20, que foi o melhor na NBA. A revanche com o Chicago Bulls terminou em derrota em seis jogos, com Malone ficar despojado da bola por Jordan no minuto final do jogo 6, levando a cesta de vitória de Jordan.
Na temporada de 1999 do bloqueio-encurtado, Malone ganhou seu segundo prêmio de MVP e o Jazz foi 37-13 na temporada abreviada. Perdeu na segunda rodada para o Trail Blazers, e para o próximo par de anos, o Jazz cairia fora da disputa por um título. Na temporada 2002-2003, Karl Malone passado Wilt Chamberlain por segundo na lista de Pontuação de todos os tempos com suas 36.374 pontos. Ele se tornou um agente livre após essa temporada.
Uma vez aposentado Malone, o Jazz se aposentou sua camisa de n º 32 em 23 de março de 2006, no mesmo dia eles revelou uma estátua de Malone no EnergySolutions Arena.
 

Los Angeles Lakers (2003-04)

Malone permaneceu na ativa por mais uma temporada, juntando o Los Angeles Lakers na tentativa de ganhar um campeonato, a única grande realização ausente em sua carreira. Ele mudou sua camisa de número 11, o mesmo número que ele usava com o Dream Team, em 1992. Os Lakers retirou-se n º 32 de Magic Johnson, e embora Johnson ofereceu-se para permitir que Malone vestir o número, Malone declinou.
Apesar de jogar com All-Stars Shaquille O'Neal, Kobe Bryant e Gary Payton, oferta de campeonato de Malone falhou como os Lakers foram derrotados em cinco jogos pelo Detroit Pistons nas finais da NBA de 2004. Daquela série, Malone torceu o joelho direito e jogou lesionado para quatro dos cinco jogos .
Malone se aposentou após a temporada, terminando sua carreira classificada no top cinco em jogos disputados (1.476), tiros de campo (13.528), field goal de tentativas (26.210) e pontos (36.928). Ele também se aposentou como líder de todos os tempos da liga em lances livres (9.787), uma tentativa de lances livres (13.188) e turnovers (4.524).
 

Jogos Olímpicos

Malone ganhou o ouro duas vezes com a equipa dos EUA. O primeiro veio como um membro do famoso "Dream Team", que passou de 8-0 nos jogos de Barcelona em 1992.
 

Pós-carreira

Malone é dono de uma fazenda de gado de 180 hectares em Arkansas chamado fazenda"carteiro" e tem concessionárias em Utah e Novo México. Malone é um ávido caçador e pescador. Ele é dono de uma casa de verão em Kenai, Alaska, onde ele pode desfrutar de seus hobbies.
Malone foi eleito por indução para o Basketball Hall of Fame em 2010, um ano depois Stockton.

 

Comentários

Postar um comentário