Melhores Jogadores XVIII: Clyde " The Glide" Drexler.

Drexler ..um jogador fantástico que com sua classe brilhava em quadra na NBA. 
Clyde “The Glide”: assim é conhecido uma das lendas vivas da NBA. “Glide” significa planar em inglês, em alusão aos voos que ele dava para enterrar. Ala-armador de 2,01m, extremamente atlético e com talento nato para pontuar e enterrar, Clyde Drexler não se limitava a isso. Era o que podemos chamar de all-around, fazia absolutamente de tudo. Dava assistências, pontuava, pegava rebote e marcava demais.
Podia não ser o melhor em nada, mas era muito bom em tudo, e isso o fez ter destaque desde o high school, onde estudou na Ross Sterling High, em Houston, Texas. Chamou a atenção principalmente em uma partida em um torneio de Natal onde anotou 34 pontos e 27 rebotes.
 
Em seus anos escolares, Drexler, então já com 1,98m, jogava de pivô. Mais para frente na NBA, isso o ajudou demais a pegar rebotes, dar tocos e marcar no post up. Além disso, se acostumou com as jogadas de costas para a defesa, onde usava a sua altura avantajada para a posição (especialmente naquela época). A experiência em jogar dessa maneira o ajudou muito no basquete.
Na faculdade, jogou pela Universidade de Houston, e em três anos por lá teve médias 14.4 pontos, 3.3 assistências e 9.9 rebotes por jogo. Essas médias o fizeram ser escolhido na decima quarta escolha da primeira rodada do draft de 1983, pelo Portland Trail Blazzers.
 
Na NBA, jogou pela franquia de Portland por dez temporadas seguidas, sendo envolvido numa troca no ano de 1995 para passar a jogar pelo Houston Rockets. Na temporada de 1995-1996, Clyde conquistou seu primeiro e único título na NBA ao lado de seu grande amigo Hakeem “The Dream” Olajuwon. Fez tambem parte do famoso Dream Team nas olimpíadas de Barcelona, em 1992, ao lado de Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Charles Barkley e cia. De 83 a 98, teve médias de 20.4 ppj, 5.6 apj e 6.1 rpj na temporada regular, com média de 47% dos arremessos de quadra convertidos.
 
Nos Playoffs costumava crescer, e seus números cresciam junto (6.9 rpj e 6.1 apj). Seu auge foi na temporada de 88-89, em Portland, onde teve médias na temporada regular de 27.2 ppj, 5.8 apj e 7.9 rpj.
Seu currículo é invejável:
- 10 aparições em All-Star Game
- 1 vez eleito para time ideal da NBA (vale ressaltar que jogou na época de Michael Jordan, que jogava na mesma posição)
- 2 vezes para o segundo time ideal
- 2 vezes para o terceiro time ideal
- Nomeado entre os 50 melhores jogadores da NBA de todos os tempos
- Um dos três jogadores da história a conseguir pelo menos 20.000 pontos, 6.000 rebotes e 6.000 assistências (os outros são Oscar Robertson e John Havlicek)

Comentários