Uma "Revolução Esportiva" ..por Marco Aga.

Trecho do "Ponto de Vista" no DataBasket , com o treinador Marco Aga fazendo comentário com referência a uma possível Revolução Esportiva dentro do ensino brasileiro universitário, algo como uma NCAA verde-amarela, a qual acredito transformaria o nosso país numa grande potência mundial dos esportes.

"....Não é possível que nossos políticos e governantes não tenham a sensibilidade de enxergar que através de uma política esportiva séria e verdadeira nós podemos transformar nossa educação e nosso esporte em um futuro bem próximo. O primeiro passo é fazer com que eles (presidente, governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores) coloquem nas suas pautas e agendas de trabalho uma discussão com todos os segmentos vinculados ao ensino e ao esporte brasileiro para mudarmos radicalmente a forma e a maneira de promovermos o esporte competitivo no Brasil. Imagine, com exceção do futebol, que tem uma realidade bem diferente das outras modalidades, que qualquer equipe competitiva teria que estar vinculada a uma faculdade ou universidade para disputar uma competição oficial. Na prática, seria mais ou menos assim: o clube faz uma parceria com uma faculdade ou universidade, esta receberia incentivos fiscais e ficaria com a responsabilidade de dar toda a estrutura para o desenvolvimento do trabalho. Além da parceria, o clube ainda buscaria patrocinadores na iniciativa privada, que teriam sua marca agregada não só a uma equipe competitiva, mas também a projetos educacionais e sociais, aumentando ainda mais seu retorno de visibilidade e mídia. Tenho convicção que uma competição realizada através da união das confederações e federações esportivas com clubes e faculdades ou universidades seria o começo de uma nova era do esporte brasileiro.

Fico imaginando se nossos governantes acreditassem realmente que o esporte é uma ferramenta excepcional de transformação da sociedade. Não tenho dúvidas que nosso país, hoje, estaria muito melhor, e poderíamos até, quem sabe, ser uma potência olímpica em um curto espaço de tempo. Sei que é uma mudança radical, portanto um trabalho árduo, difícil e penoso para colocar em prática, principalmente no Brasil, onde a maioria dos políticos entende que o gasto com esporte não é investimento, mas despesa. Mesmo assim, acho que é sempre possível construir algo novo e diferente. Ainda tenho fé e esperança de um dia as coisas mudarem e a mudança virá se tivermos uma lei de incentivo fiscal que motive nossas faculdades e universidades a investirem em esporte de alto rendimento, na construção de complexos esportivos de primeiro mundo, em logística, estrutura e tecnologia.

Nada disto é utopia Tudo é possível de ser realizado, mas esta iniciativa tem que ser dada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação e Ministério do Esporte, que poderiam unir esforços e vontade política para revolucionar o esporte brasileiro através de centenas de universidades e faculdades espalhadas por todo o Brasil. "Marco Antonio Aga

Comentários