Melhores Jogadores XIII: Allen Iverson

Qual o resultado da soma do lendário drible de Tim Hardaway com a impressionante habilidade de fazer pontos de George Gervin? The Answer é Allen Iverson.
Allen " The Answer" Iverson, um baita jogador,faz parte da história do grande jogo.
Independente de sua personalidade difícil e de seus problemas fora de quadra, Allen Iverson é um dos melhores jogadores que já pisou em uma quadra de basquete. Talvez o melhor cestinha da história da NBA, Iverson é o mais perto de imparável que o basquete já viu. Isso somado à sua raça e ao seu amor pelo jogo faziam de Iverson uma máquina ofensiva. Ninguém na história da NBA sofreu mas faltas duras e levantou depois de cada uma delas. Ninguém na história da NBA jogou mais jogos machucado, jogando até com múltiplas lesões em ocasiões.
Os números só vem a aumentar os motivos para idolatrar AI. O MVP da Temporada de 2001 igualou o feito de George Gervin ao ser cestinha da NBA em 4 temporadas durante sua carreira, tendo apenas Jordan e Chamberlain atingido tal feito mais vezes. Allen teve média de mais de 20 pontos por jogo em suas 13 primeiras temporadas, sendo que sua média de 26,7 pontos por confronto o colocam como 6° maior pontuador da história. O The Answer também marcou o livro dos recordes por meio de sua defesa. Com média de 2,17 roubos de bola por jogo, AI é o 8° maior ladrão de bolas da história. Ele liderou a NBA neste quesito em 3 temporadas.
Como toda grande estrela, Iverson guardou seu melhor para o palco mais apropriado: as Finais da NBA de 2001.
Depois de carregar um time medíocre do Philadelphia Sixers durante a temporada regular – vencendo 56 jogos – Allen Iverson fez história nos Playoffs daquele ano. Suas médias de 32 pontos, 2,4 roubos, 6 assistências e  5 rebotes pro confronto foram incríveis – ainda mais quando lembramos que Iverson tem apenas 1,80 m de altura.
Para enfrentar os favoritíssimos LA Lakers nas Finais, The Answer respondeu ao chamado logo no primeiro jogo. Mordido pela crença da maior parte dos analistas e fans da NBA de que o Sixers não venceria um jogo sequer contra Shaq, Kobe e cia, AI mostrou todo seu poderio ofensivo para o mundo no Jogo 1 em Los Angeles. Em uma inesquecível explosão de 48 pontos, Iverson venceu o jogo praticamente sozinho, anotando 6 assistencias, roubando 5 bolas e pegando 5 rebotes, além de fazer a cesta decisiva da linha de 3 pontos no final da prorrogação. Os 44 pontos e 20 rebotes de Shaquille O’Neal na mesma noite só enalteceram a performance de Iverson.
O Lakers recuperou-se no jogo seguinte – provido de um elenco muito superior ao do Sixers – e venceu a série por 4-1. Ainda sim, AI valorizou cada uma das vitórias do time de LA, tendo médias de 36 pontos, 6 rebotes, 4 assistências e 2 roubos de bola por jogo naquela série.
Dentre outros feitos de Iverson, destacam-se seu título de Novato do Ano na NBA em 1997, seu ranking como 2° maior cestinha da história dos Sixers e sua posição como 2° melhor pontuador dos Playoffs da NBA com uma média de 30 pontos por jogo, atrás apenas de Michael Jordan e seus 33,4 pontos por confronto. The Answer foi também nomeado para o time dos 5 Melhores Jogadores da Temporada da NBA em 3 oportunidades (99, 01, 05).
Uma lenda, a face da NBA por anos, Allen “The Answer” Iverson revolucionou a forma de jogar dos baixinhos no basquete. Seus dribles fenomenais, sua raça incomparável e suas bandejas que levavam os fans ao delírio estão para sempre cravadas nas nossas memórias. Com certeza um dos melhores jogadores a não vencer um título da NBA, AI é um dos únicos que pode clamar ter vencido um jogo das Finais por si só.

Comentários