Programa vai abranger o basquete apartir de 2015 |
O Governo Federal lançou nesta terça-feira o programa ''Atleta na Escola'', que visa buscar novos talentos esportivos brasileiros entre alunos de ensino básico. Com o objetivo de democratizar o acesso ao esporte no ambiente escolar, o programa pretende atingir, em 2013, cinco milhões de estudantes entre 12 e 17 anos.
A iniciativa promoverá, a partir de 9 de junho, uma série de competições entre escolas do país em âmbito municipal, estadual e nacional. O atletismo será o foco do programa em seu primeiro ano, com a realização de corridas de velocidade e de resistência, além de provas de salto.
Durante a solenidade, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou que mais de 2.500 municípios brasileiros e 12 secretarias estaduais já aderiram ao Atleta na Escola.
- Estamos construindo a perspectiva de deixar um legado das Olimpíadas e da Copa, que é esse espírito olímpico na sala de aula, nas nossas escolas. Vamos adotar uma política permanente, dar um salto na atividade esportiva nas escolas do Brasil, começando pelo atletismo - disse Mercadante.
Segundo o Governo Federal, o Ministério da Educação fará o repasse de recursos para a realização de competições pelas escolas, municípios, estados e Distrito Federal. Os recursos serão distribuídos por intermédio do Programa Dinheiro Direto na Escola, operacionalizado pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Atleta na Escola prevê a implantação em 2014 de modalidades das paraolimpíadas escolares, além de arremesso (atletismo), judô e vôlei. Em 2015, será a vez do basquete e do handebol. Em 2016, as lutas entram no programa de competições.
Comentários
Postar um comentário