Quem não gosta de jogar uma pelada??... sem maiores obrigações defensivas e ofensivas, somente diversão, como se diz:..“matar a fome” é o momento em que as “magias” são permitidas.Muito diferente da competição.
A competição exige preparação , deve ser encarada com a seriedade que a mesma impõem para as equipes participantes. Mesmo aquelas competições mais modestas, como este Torneio da Primavera.Neste momento, são diferenciados aqueles que durante um longo tempo apresentam o conhecimento das peculiaridades do jogo, ou aqueles que se encontram no aprendizado e também... os peladeiros.
O treinamento mínimo que se impõem as equipes que estão participando do Torneio da Primavera deveria conter, entre alguns itens:
- período de treinamento semanal ( mínimo de 2 a 3 dias)levando-se em conta horários de ginásio e tempo disponível dos envolvidos,
- carga de treino mínima de 1 hora
- desenvolvimento de todos os fundamentos do jogo
- tática envolvendo : 1 a 2 movimentações ofensivas, defensiva com 3 opções, jogadas especiais,etc..
Há algum tempo, venho tentando implementar a idéia do basquete organizado aqui em nossa cidade, mas sem “robotização”, sem jamais tirar a intuição e a criatividade de cada um.Muitas vezes fui mal interpretado,.."já vem esse cara com jogadinhas!!!".. quando na verdade apresentava um basquete básico onde cada um conheça movimentação com e sem a bola, onde o treinamento de fundamentos é essencial para que as demais situações do jogo sejam implementadas. Não podemos jogar da mesma forma sempre. A mudança terá que ser feita e aceita...e na verdade acredito que já está acontecendo.(João/UBasq)
Comentários
Postar um comentário