Um grande documentário


Semana passada a ESPN passou um grande documentário intitulado ¨Black Magic - A Magia do basquete¨ focando a historia dos grandes jogadores e treinadores negros do basquete norte-americano.Para mim, sem duvida, o melhor trabalho realizado sobre o assunto.Produzido pela ESPN Films - dois dos produtores são os lendários Pee Wee Kirkland e Ear “The Pearl” Monroe - e dirigido por Dan Klores, figura aclamada no mundo do marketing, Black Magic conta a história de treinadores e jogadores negros no basquete do Estados Unidos. O filme - que aborda tanto as Ligas Colegiais, como o basquete Universitário e a NBA - analisa a trajetória de atletas e técnicos desde os primeiros anos da década de 50 até o fim dos anos 90, sempre interagindo com as questões racial e social.

O racismo oficial e legitimado pela política de segregação é, ao lado do próprio basquete, o tema central de Black Magic. Histórias de discriminação, superação e vitória são contadas por seus próprios protagonistas em depoimentos muitas vezes tocantes. A narração fica por conta de dois grandes das artes, o ator Samuel L. Jackson e o trompetista Winton Marsalis, sem falar nas intervenções do craque do Hornets, Chris Paul, e o inigualável Julius Erving, o Dr. J.

Além de entrevistas exclusivas com alguns dos maiores nomes do basquete estadounidense, o documentário ainda é recheado com vídeos históricos lindíssimos, onde a nova geração pode se deliciar com alguns dos craques que fizeram a história da modalidade.

Só pra que vocês tenham idéia, aí vão alguns dos jogadores, treinadores e personalidades do basquete que aparecem ou são citados no filme: John McLendon, Al Attles, Pee Wee Kirkland, Earl “the Pearl Monroe”, Clarence “Big House” Gaines, Bob Love, Cleo Hill, Ben Jobe, John Chaney, Perry Wallace, Earl Loyd, Dick Barnett, Willis Reed, Avery Johnson, Charles Oakley, Ben Wallace e Sonny Hill.

Só mais uma coisa sobre Black Magic, pra quem gosta de basquete ou de história, o filme é simplesmente imperdível!

Comentários