Sistemas : O Ataque dos Pivôs e Alas Móveis .



No intuito de acrescentar conhecimento tático para as equipes participantes do Torneio da Primavera no que refere-se a flutuação com e sem a bola, estou apresentando um movimento simples a ser executado pelas equipes, uma vez que venho notando nos treinamentos certa dificuldade neste importante detalhe.

O posicionamento mais usado por aqui é o “4 abertos” com somente 1 pivô centralizado, nada contra,se...os atletas souberem o que fazer em quadra. Se não houver movimentação, trocas , bloqueios diretos e indiretos de parte de todo o ataque com relação a defesa, tornam-se difíceis as ações ofensivas. O que mais acontece neste caso, são inúmeros erros, precipitações e acúmulo de jogadores em determinado lugar sem os mesmos saberem o que está acontecendo e o que fazer.

Resta então improvisar, e o que vemos são algumas pouquíssimas ações individuais bem sucedidas,mais no ímpeto de ter que decidir logo o ataque contra o estouro do tempo de posse de bola, apressadamente, mas que se trabalhadas devidamente poderiam tornar-se em ações coletivas organizadas que facilitariam um pouco mais para estas individualidades.


O ataque dos pivôs e alas móveis não é uma jogada pré-determinada é um exemplo simples de organização ofensiva prático contra defesas por zona e individuais.


Constitui-se de diversos movimentos dos alas e pivôs procurando triangulação, infiltração, assistências, bloqueios duplos, diretos e indiretos através de ajuda e da leitura de jogo com finalidade de criar ações ofensivas eficazes.


Por não ser uma jogada pré-estabelecida( feita para um determinado jogador) a criatividade ,atenção e a boa leitura de ataque dos jogadores envolvidos é o destaque desta movimentação.(João/Ubasq)

Comentários