Melhores Jogadores II : Larry Bird


Nome: Larry Joe Bird
Apelido: Larry Bird
Nascimento: 7 de dezembro de 1956, em West Baden Springs (EUA)
Altura: 2,05m
Clubes: Boston Celtics
Número: 33
Posição: Ala-pivô
Títulos: Medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona (1992); tricampeão da NBA (1980/81, 1983/84 e 1985/86); MVP da temporada regular (1983/84, 1984/85 e 1985/86), e das finais (1983/84 e 1985/86) Não seria necessário que Larry Bird tivesse sido oficialmente incluído no Hall da Fama do basquete mundial para que ele fosse considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Comandando a segunda geração vencedora do Boston Celtics (depois do incrível time que ganhou 11 títulos da NBA em 13 anos, sendo oito deles seguidos, de 1958 a 1969), ele entrou para a galeria dos grandes jogadores da década de 1980.

Tido por muitos como um atleta lento, bom para a década de 1950 da NBA, Larry conseguiu superar todas as críticas iniciais com um chute de três preciso, muita habilidade e passes incríveis.

Duelos universitários

Larry Joe Bird nasceu em West Baden Springs, no estado de Indiana, em 7 de dezembro de 1956, mas foi criado na cidade de French Licks. Começou a jogar basquete ainda no colegial, e foi na universidade que estourou.
Seu primeiro time universitário foi o Indiana University, que o selecionou ainda no colégio. Mas ele não conseguiu se acostumar com a equipe e, após um mês de treinamentos, a abandonou.
Depois de trabalhar algum tempo como lixeiro e gari, Bird foi chamado pelo técnico Bill Hodges para fazer parte da equipe de basquete da Indiana State University, arquirrival do time que ele havia abandonado.
Ainda no basquete universitário, iniciou uma das maiores rivalidades entre dois jogadores na década de 1980: Larry Bird x Magic Johnson. Bird atuando pelo time de Indiana e Johnson pela equipe da Michigan State University.
Eles fizeram uma das maiores finais da NCAA, a do ano de 1979, vencida pelo time de Michigan. Mas essa rivalidade foi transferida para a NBA em 1980, quando ambos foram recrutados pelo Draft.

A "era Bird"

Sexta escolha do Draft de 1980, Larry Bird atuou como jogador profissional de basquete por 13 temporadas, todas pelo Boston Celtics, time pelo qual ganhou três títulos.
O primeiro deles foi logo em sua temporada de estreia, em 1981. O time de Boston bateu o Houston Rockets fazendo 4 a 2 no série final. A última cesta da partida foi um arremesso de três pontos de Larry. Era o início da “era Bird”.
Mas as duas temporadas seguintes não foram da maneira que Larry Bird e o Boston Celtics imaginavam, e os campeonatos da NBA ficaram nas mãos do Los Angeles Lakers e do Philadelphia 76ers, principalmente por falta de unidade do time de Boston.
A temporada que terminaria no ano de 1984, no entanto, demonstrou que seria a mais equilibrada em muitos anos e reacendeu a maior rivalidade da NBA: Celtics x Lakers.
Com Larry Bird, pelo time de verde, e Magic Johnson, pela equipe amarela, brilhando pelas quadras dos Estados Unidos, a liga voltou a ter lucro e os ginásios a ficarem lotados.
Como não poderia ser diferente, e para deleite dos apreciadores do que havia de melhor no basquete, a final da NBA foi exatamente entre os times de Los Angeles e de Boston.
Desta vez, Larry Bird fez frente a Magic Johnson e levou a taça para Boston, fechando a série final por 4 a 3, além de ter ganhado o prêmio de MVP das partidas finais.
No ano seguinte, nova final entre os dois melhores times da época. Mas os Celtics não conseguiram segurar o poder de fogo dos Lakers, e as partidas memoráveis de Johnson e Kareem Abdul-Jabbar. Resultado final: 4 a 2 para os vingados californianos.
A terceira conquista de Larry Bird pelo Boston Celtics viria em 1986. Os Lakers não conseguiram repetir as boas atuações das últimas temporadas e não chegaram às finais.
O adversário dos Celtics na decisão do torneio foi o Houston Rockets. Mas nem mesmo um inspirado Hakeem Olajuwon foi capaz de impedir o terceiro e último título de Bird na NBA.

Bird com a prancheta

Depois de encerrar sua carreira como jogador fazendo parte da seleção norte-americana que ficou conhecido como Dream Team (Time dos Sonhos), medalhista de ouro na Olimpíada de 1992, em Barcelona, Larry Bird tentou a carreira como treinador.
Era um bom técnico e montou um competitivo Indiana Pacers, comandado por Reggie Miller, mas eles tinham uma grande pedra no caminho: o Chicago Bulls de Michael Jordan.
Bird levou os Pacers às finais do Leste nas temporadas 1997/1998 e 1998/1999. No ano seguinte, o Indiana foi campeão da Conferência, mas perdeu a final da NBA para o Los Angeles Lakers.

Comentários